Temperatura cai em todas as regiões da Paraíba no inverno, prevê Aesa

0

O inverno começa oficialmente às 13h38 deste domingo (21) e, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a previsão para os próximos três meses é de que a temperatura caia em todas as regiões do estado. Segundo os dados da Aesa, durante a estação os termômetros devem variar entre 16°C e 29°C, com a mínima esperada para o Brejo e Agreste e a máxima prevista para ser registrada no Sertão e no Litoral.

Segundo a meteorologista da Aesa Marle Bandeira, apesar da redução da temperatura, a chegada do inverno não é sinônimo da chegada de chuvas. “Muita gente confunde, mas o que caracteriza a estação é a queda nas temperaturas. Coincide de neste período, acontecer a mudança do período chuvoso de algumas regiões do estado para outras, mas mesmo assim a previsão é de chuvas esparsas nas regiões onde há previsão de chuvas”, explicou.

A meteorologista explica que a redução na média prevista de chuvas para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, se deve a um sistema instalado no Oceano Atlântico em conjunto com o fenômeno do El Niño. “As chuvas se formam no Atlântico e se deslocam para a costa, trazendo também a umidade. Isso faz com que possam ocorrer chuvas esparsas e isoladas em alguns pontos destas regiões. As chuvas são frequentes, mas com menor intensidade”, diz.

Ainda de acordo com as previsões da Aesa, o período chuvoso nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão se encerram e as precipitações passam a ser mais registradas no Agreste, Brejo e Litoral. Os ventos previstos para o inverno são de fracos a moderados. “Pode acontecer de chover isoladamente nas regiões onde o período chuvoso se encerrou, mas a previsão é de que os totais de índices pluviométricos registrados em todas as regiões sejam reduzidos este ano”, concluiu Marle Bandeira.

G1
Você também pode gostar
Comentários
Carregando...