Sala do Coração é inaugurada no Hospital Regional de Guarabira

0

A Sala do Coração é um ambiente virtual de ambulatório onde médicos estarão em contato com a ONG, Círculo do Coração (CirCor). A inauguração da Sala aconteceu na noite desta quarta-feira (08) no Hospital Regional de Guarabira(HRG).

O evento foi prestigiado por autoridades politicas e empresariais, profissionais da saúde e outros convidados. No discurso de abertura, o Médico Pediatra, Flávio Lira, relembrou uma antiga realidade: a fila da morte.

“Quando uma criança nascia com suspeita de uma cardiopatia ou um sopro cardíaco, elas tinham como uma sentença de morte, porque os procedimentos não eram realizados em nossa região, isso reduzia a quase zero, as chances de vida do recém-nascido nas próximas horas. Há três anos este quadro foi revertido e isto se deve a parceria realizada entre o HRG e o CirCor através da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba”, explicou Flávio Lira.

Segundo a coordenadora da ONG, cardiologista pediátrica, Sandra Mattos, a necessidade das salas foi percebida durante as Caravanas do Coração, outro projeto que a partir de parcerias é proporcionado pelo CirCor. “Na Sala do Coração, médicos e enfermeiros vão trabalhar de forma integrada com os voluntários do Círculo do Coração, via internet, para fazer o acompanhamento das crianças cardíacas e ainda será um espaço de capacitação profissional”, explicou Sandra.

Para recepcionar os voluntários foram cantadas e acompanhadas de palmas, duas musicas, uma de composição paraibana e uma pernambucana, Paraíba Joia Rara de Ton Oliveira e Anunciação de Alceu Valença, respectivamente. O evento foi organizado por Cleonaldo Freire, superintendente do HRG e reconhecido pelos membros da caravana como a melhor estrutura, durante e 3ª edição da Caravana.

CARAVANA DO CORAÇÃO
O CirCor anualmente promove a Caravana do Coração, onde são disponibilizadas, consultas, triagens, exames cardiológicos e Workshops sobre os primeiros procedimentos com o recém-nascido, num roteiro programado para várias cidades.

Ainda de acordo com Sandra, a Caravana do Coração que é uma competência do CirCor foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O projeto já foi aceito e em breve será publicado na revista cientifica da OMS”, afirmou Sandra quando destacava a avaliação positiva do projeto em congressos, na Venezuela e África do Sul.

Nordeste1

Você também pode gostar

Comentários

Carregando...