Equipe de Robótica do Colégio Estadual de Guarabira está na final paraibana da OBR

0

O time é formado por alunos do ensino médio

O time é formado por alunos do ensino médio. (Reprodução)

A equipe da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho (CEG), em Guarabira, esta classificada para a final da etapa Paraíba da Olimpíada Brasileira de Robótica que acontece neste domingo (9) na Estação das Artes, em João Pessoa. A equipe é a única da região, entre particulares e públicas, a se classificar.

Comandada pelo professor João Nascimento, o time é formado pelos alunos Júnior Gomes, Alexandre Leandro, Maxsuel Ítalo, Suélyo Cavalcante e equipe de apoio formada por Vinícius Lindolfo, Erivan Araújo e Luciano Marrero.
O competidor Suélyo, de 15 anos, aluno do 1º ano, se disse orgulhoso com o resultado. “É muito gratificante participar de um evento como esse. Saber que somos de escola pública e estamos no mesmo patamar de alunos de colégios particulares nos enche de orgulho”, disse.
Nesta etapa da OBR, as equipes, de todas as partes do Estado, montam robôs que têm que simular o resgate de uma “vítima”.
O Diretor do CEG, professor Pedro Paulo Andrade, se disse confiante e comemorou o resultado da equipe. “Muito feliz com o desempenho de nossos alunos e confiante na vitória. Esse é o resultado do esforço de todos que fazem a escola e principalmente a dedicação dos integrantes da equipe que tem o comando do professor João Nascimento”, disse o gestor escolar.
De acordo com Fagner Ribeiro, da comissão organizadora do evento, a cada ano a etapa Paraíba surpreende em número de inscritos. “Nossa primeira participação foi em 2011, quando reunimos cerca de 50 equipes. Hoje, temos 334 de escolas públicas e particulares. Isso prova que a prática da robótica vem crescendo em todo o Estado, principalmente na rede estadual de ensino”, declarou.
As três equipes vencedoras da etapa estadual vão para Uberlândia, em Minas Gerais, disputar a etapa nacional. O evento vai ser realizado de 28 de outubro a 1º de novembro. Depois, os melhores colocados disputam a Robocup, competição mundial de robótica, que no ano passado aconteceu em João Pessoa e, no próximo ano, será realizada na Alemanha.

Você também pode gostar

Comentários

Carregando...