Cidade da Paraíba representa Brasil em Assembleia da ONU, nos EUA

0

A cidade Pombal, no Sertão paraibano, vai representar os municípios brasileiros na 70º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, no Estados Unidos, na sexta-feira (25). A cidade paraibana foi escolhida pela ONU porque foi a que chegou mais próximo de atingir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) entre os mais de 5 mil municípios do Brasil.

Os ODM surgiram em 2000 após 191 países assinarem a Declaração do Milênio das Nações Unidas. Os objetivos são: reduzir a pobreza, atingir o ensino básico universal, a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater o HIV, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Representando Pombal, a prefeita Pollyana Dutra viajou para os Estados Unidos já na quarta-feira (23). Em uma reunião nesta sexta-feira, serão apresentadas as formas adotadas pela gestão da prefeitura para municipalizar e conseguir cumprir a maioria dos indicadores sociais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pombal, uma das primeiras iniciativas para cumprir os objetivos foi promover cursos de capacitação para beneficiários do programa Bolsa Família. A partir disso, várias famílias foram saindo das condições de vulnerabilidade. Em 2013, 200 pessoas entregaram os cartões do programa.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Valeska Bandeira, diz que as pessoas foram se sensibilizando. “No momento em que a pessoa é qualificada, a renda da família aumenta, ele sai de condição de vulnerabilidade. Então é incentivado que ele devolva o cartão para que o Governo Federal reloque esse benefício”, diz.

Por causa das capacitações, várias pessoas foram investindo no seu próprio negócio com o apoio da prefeitura. De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empreendedores mais que dobrou na cidade. Em 2013, Pombal tinha 283 microempreendedores individuais. No ano seguinte, o número passou para 736.

A cidade também se destaca na educação. A escola municipal Matilde de Castro Bandeira conquistou a terceira colocação na Prova Brasil na Paraíba em 2013. Nos anos de 2011 e 2013, o colégio se sobressaiu e ficou acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...