Exportações e importações movimentam mais de 460 milhões de dólares na PB em 2015

0

A Paraíba exportou mais de 89,6 milhões de dólares em produtos no primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Centro Internacional de Negócios (CIN). No mesmo período do ano passado, o valor exportado passou de 113,3 milhões de dólares, o que representa queda de 20,93%.

Conforme o relatório, os cinco produtos mais exportados pela Paraíba de janeiro a junho foram: calçados de borracha, açúcares de cana, sucos, álcool etílico e granito. Os principais destinos foram os Estados Unidos, Austrália, França, Angola e Filipinas. As empresas que mais se destacaram nas exportações foram Alpargatas (56,85%), Indústria Alimentícia do Vale (7,09%), Biosev (5,04%), Agroval (4,95%) e Fazenda Santa Terezinha (3,12%).

Apesar das exportações, a Paraíba fechou o primeiro semestre com saldo negativo. É que contra os 89,6 milhões de dólares o estado importou mais de 370,5 milhões. Os produtos mais comprados pelo estado foram calçados para esporte, óleo combustível, trigos e misturas, malte e coque de petróleo.

Ainda segundo o levantamento, os países de origem das principais importações da Paraíba foram China, Vietnã, Estados Unidos, Argentina e Uruguai. As principais empresas importadoras foram: Alpargatas (20,92%), Borborema Energética (10,13%), M Dias Branco (8,55%), Companhia de Cimento da Paraíba (8,50%) e Ambev (7,61%).

Levando em considerações as negociações ocorridas somente no mês de agosto, os principais produtos exportados pela Paraíba foram: calçados de borracha (4,4 milhões de dólares), sucos (325 mil dólares) e mamões (282 mil dólares). Os principais países de destino foram Angola, Estados Unidos, França, Paraguai e Peru.

Já os produtos mais importados pelo estado no mês passado foram malte (5 milhões de dólares), trigos (4,2 milhões de dólares) e calçados para esporte (2,9 milhões de dólares). Os países que mais forneceram produtos a Paraíba em agosto foram China, Estados Unidos, Argentina, Vietnã e Índia.

Portal Correio

Calçados de borracha são os produtos mais exportados pela PB

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...