Aluno de Escola Estadual de Guarabira é escolhido 'Jovem Senador'

Estudante representará a Paraíba
no Senado Federal

O aluno Antônio Gomes da Silva Júnior, da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho, da cidade de Guarabira, representará a Paraíba em Brasília no Programa Jovem Senador 2015. O estudante foi classificado com a redação “O grito por ordem e progresso”. Este ano, o Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no Ensino Médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos.

O Senado divulgou o resultado do 8º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.

A comissão julgadora do Jovem Senador 2015 se reuniu no Senado Federal e escolheu os três melhores textos do país entre um universo de 84.769 redações apresentadas ao projeto nesta edição. O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação (MEC), Sueli Mello, um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Fábio Pereira de Souza e pelos seguintes servidores do Senado Federal: Alexandre Dantas de Oliveira e Elton Edmundo Polveiro Júnior pela Consultoria Legislativa, Débora Silva Barroso Pais e Ana Alba pelo Instituto Legislativo Brasileiro e Rogério Viana Bernardes pela Secretaria-Geral da Mesa.

Antônio, que reside na zona rural de Cuitegi, disse que o projeto incentiva à participação na política. “O estímulo desse projeto é colocar o jovem para participar da política, que é limpa, que é boa, muita gente confunde com a politicagem”, explicou o estudante.

Ele disse ter se preparado desde o ano passado quando, na ocasião, não conseguiu se classificar. “Eu me preparo desde o ano passado, e não desisti – se tivesse destino não conseguiria, fui além e tive uma excelente orientação”, declarou o jovem.

O estudante ainda disse não acreditar que irá representar o Estado no Senado Federal e agradeceu o apoio que ganhou na escola. “Eu não estou acreditando que vou representar a Paraíba, é uma grande responsabilidade, eu fico feliz com todo o apoio, com toda a escola, os professores que me incentivaram”, concluiu.

Nesta edição, os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem à Brasília e acompanharão seus alunos participando de uma programação específica na capital. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 17 de novembro no Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Estudante venceu concurso de redação e representará a Paraíba no Senado Federal

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...