Cartões de confirmação do Enem 2015 já estão disponíveis na internet

0
Cartão de inscrição informa onde candidato vai fazer a prova. (Foto: Reprodução/Inep)

O cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 já está disponível na internet. O cartão inclui o endereço do local de provas, os dados do candidato e a opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol).

Os 7,7 milhões de inscritos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados.

Quem esqueceu a senha, deve entrar no endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Uma nova senha será encaminhada por email ou mensagem no celular (SMS).

Nesta edição, os cartões estão disponibilizados exclusivamente pela internet. Com a medida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame, economizou R$ 16,5 milhões.

“É muito importante que os inscritos não deixem para acessar o cartão na última hora e, se possível, visitem o local de provas antes do dia do exame”, alerta o presidente do Inep, Chico Soares. “É um momento muito significativo na vida do candidato. Quanto menos atropelos o participante tiver, melhor”, completa.

Segurança
Entre as novidades deste ano está a mudança do horário de início das provas. Para reforçar a segurança, os locais serão fechados às 13h, porém as provas serão entregues somente às 13h30. Durante esses 30 minutos, os detectores de metais poderão ser usados de acordo com a conveniência dos fiscais e os candidatos serão orientados a guardar celulares e demais equipamentos eletrônicos.

“A situação estará muito mais controlada. Também teremos um certificador que estará presente na abertura das provas e afastaremos ainda mais a possibilidade de alguém fazer a com a prova com o celular.”

O MEC vai monitorar o uso das redes sociais durante a prova. E em “casos mais sérios”, informou que vai solicitar a ajuda da Polícia Federal. Durante as provas, haverá o acompanhamento do centro de comando de controle do Ministério da Justiça.

Provas
No sábado, dia 24, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, 25, será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Candidato precisa visitar site do Inep; dado não virá pelos Correios. Provas serão neste mês, nos dias 24 e 25

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...