Detran dá dicas para quem vai viajar no feriado; confira

0

Para quem vai viajar neste feriadão de Nossa Senhora de Aparecida, celebrado nesta segunda-feira (12), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) reforça a importância dos motoristas se planejarem. Além da manutenção do veículo, os cuidados físicos, psicológicos e o uso da direção defensiva podem evitar acidentes e proporcionar uma viagem mais segura.

Segundo com o chefe de Policiamento do Detran, Ricácio Cruz, antes de sair de casa é importante o motorista garantir que está levando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e carteira nacional de habilitação, dentro da validade. “Além disso, é preciso conferir o estado de conservação do carro ou motocicleta e, por essa razão, é aconselhável fazer uma revisão no veículo para ter certeza de que pneus, freios, equipamentos de sinalização, limpador de pára-brisa e o óleo do motor estão em dia”.

Ricácio lembra, ainda, que nas rodovias é necessária atenção redobrada, sobretudo naquelas onde há somente uma faixa de circulação em cada sentido. Grande parte dos acidentes é causada por ultrapassagens indevidas.

Cuidados com o carro – Para uma revisão completa, o correto é procurar uma mecânica especializada, mas o motorista também pode realizar o check-up básico de seu carro, basta saber quais itens merecem mais atenção e seguir essas recomendações:

  • Pneus – Pneus carecas são grandes causadores de acidente. Desgastados, eles perdem a aderência, aumentando o risco de aquaplanagem. Observe sempre o marcador, se ele estiver no mesmo nível da superfície do pneu, significa que é hora de realizar a troca. Inclua o estepe na inspeção e se estiver com bolhas deve ser substituído, pois há risco de explosão. Os quatro pneus, mais o estepe precisam estar calibrados.
  • Fluidos – Se o prazo de troca do líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio estiverem próximos, é bom adiantá-los. Principalmente, em viagens longas, o motor do carro é submetido a um esforço maior e, possivelmente, terá um consumo maior.
  • Velas e cabos – Qualquer falha nesse sistema pode comprometer a vida útil de outros componentes, por isso, é aconselhável examinar as velas a cada 10 mil quilômetros rodados e os cabos a cada 50 mil quilômetros.
  • Itens de segurança – É essencial ver se o kit de emergência composto por triângulo de sinalização, macaco para a troca de pneus, chave de roda e extintor de incêndio estão íntegros. Eles são itens básicos de segurança e ajudam a preservar vidas.
  • Freio de mão – Muitos se esquecem dele na hora da revisão, mas trata-se de um item super importante. O freio de mão deve estar regulado, deixando o carro completamente estático ao ser puxado.
  • Limpador de pára-brisas – Limpadores e desembaçadores devem ser verificados, pois as palhetas podem ficar ressecadas e impedir o escoamento adequado da água. Não se deve esquecer de conferir o nível do reservatório de limpeza.
  • Sistema elétrico, faróis e lâmpadas – Bateria, motor de partida, alternador, lâmpadas e fusíveis do carro merecem atenção, afinal o bom funcionamento desses itens pode prevenir acidentes e evitar multas. Substituir lâmpadas queimadas é rápido e fácil. 

Dicas:
– A revisão básica do carro precisa ser feita a cada 15 dias;

– Não realize a revisão na véspera. Você vai precisar de tempo se algum item tiver que ser trocado;
– Faça sempre o rodízio periódico dos pneus, a fim de equilibrar os desgastes;
– Não deixe dispositivos elétricos, como o cd player ligado muito tempo quando o motor estiver desligado.

A manutenção do veículo, o uso da direção defensiva podem evitar acidentes e proporcionar uma viagem mais segura

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...