Fonoaudiologia auxilia tratamentos ortodônticos

0

Muitas pessoas não sabem, mas integrar o tratamento odontológico com o fonoaudiológico pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do paciente. O atendimento conjunto pode complementar o tratamento ortodôntico, protético e casos de má postura de língua. Para atender cada vez melhor e de forma mais completa os pacientes, o Atelier do Sorriso São Rafael, clínica de alto padrão especializada em diversos tipos de tratamentos odontológicos em João Pessoa, conta agora com atendimento na área de fonoaudiologia.

Dentre as especialidades da área, o campo da Motricidade Orofacial (MO) se relaciona diretamente com a odontologia e tem como um de seus objetivos buscar o equilíbrio do sistema estomatognático, que identifica o conjunto de estruturas bucais. Segundo a fonoaudióloga Raphaela de Lima Cruz, que realiza o atendimento na clínica, durante o tratamento ortodôntico e fonoaudiológico são realizados ajustes na busca de uma adequada função de todo o sistema. “Um dos principais objetivos é devolver ao paciente o máximo de função com mínimo de esforço do sistema estomatognático, proporcionando longevidade aos tecidos envolvidos como os dentes, osso de suporte, musculatura e articulação temporomandibular (ATM)”, explica.

Unindo conhecimentos dentro de uma equipe interdisciplinar, o fonoaudiólogo pode oferecer não só um diagnóstico mais completo, mas também um prognóstico mais real, considerando os limites de cada paciente. Segundo ela, as alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Quando elas não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações osteodentárias. “Quando a forma está interferindo na função, a prioridade é a ortodontia. Quando a função está interferindo na forma, o tratamento fonoaudiológico é prioridade. Ambas as áreas se completam, são grandes parceiras e devem caminhar juntas”, completa Raphaela.

De acordo com a dentista do Atelier do Sorriso São Rafael, Taís Cristina da Rosa, esse complemento é mais um diferencial da clínica. “A fonoaudiologista está conversando diretamente com o dentista e com o paciente para chegar a um resultado satisfatório. Agregando esse tratamento, podemos finalizar casos com menos recidivas de ortodontia e insucesso de próteses”, afirma Taís.

Para entender melhor – A Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana no que se refere ao seu desenvolvimento, ao seu aperfeiçoamento e as suas alterações. O fonoaudiólogo é um profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. O tratamento atende desde o recém-nascido até a terceira idade.

WSCOM

Fonoaudiologia auxilia tratamentos ortodônticos

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...