Paraíba tem maior queda do país no volume de vendas no varejo, diz IBGE

0

A Paraíba teve a maior queda do país no volume de vendas do comércio varejista em agosto deste ano. De julho para agosto, foi registrada uma diminuição de 4,9%. O segundo pior resultado, logo depois da Paraíba, foi de Tocantins, com uma queda de 4,4%. O dado é da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação de agosto com o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas no varejo apresentou uma queda de 12,9%. Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e de material de construção, a queda foi ainda maior para esse mesmo período: 17%.

O mês de julho também apresentou uma queda em relação ao mesmo mês do ano passado. Porém, essa queda foi bem menor que a de agosto, de 1,8%. A variação aculumada no ano foi de -7,8% e, no últimos 12 meses, de -4,2%.


Receita nominal de vendas

A receita nominal de vendas no varejo também diminuiu em agosto. A queda foi de 6,2% em relação com o mesmo mês do ano passado, a metade da variação do volume de vendas. Julho, por sua vez, teve um aumento de 4,4% se comparado ao mesmo mês em 2014.

Para o comércio varejista ampliado, a queda da receita nominal em agosto foi de 11,4%, acumulando quedas de 6,9% no ano e de 2,1% nos últimos 12 meses.

G1

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...