4º Batalhão é destaque estadual em 2015 em redução dos índices de violência na Paraíba

0

A população de Guarabira e região encerrou o ano de 2015 com muito a comemorar. A ação preventiva do 4º Batalhão de Polícia militar no ano alcançou índices de redução de criminalidade que foram destaque no estado da Paraíba.

Os números apresentados mostram o resultado de um esforço conjunto e de um trabalho de planejamento extremamente preciso, fruto de profissionais que conhecem os problemas da região e concentram suas atividades nas áreas e nas situações que apresentam maiores riscos e probabilidades de eventos delituosos.

A 3º Seção (Seção de Planejamento e Operações) Comandada pelo 1ºTen. Jones contabilizou mais de 3.000 operações policiais militares realizadas em toda a área da Unidade, entre as quais se destacam Operação Visibilidade (Guarnições em ponto base em determinados pontos das cidades para promover o policiamento ostensivo e aumentar a sensação de segurança), Operação pôr do sol ( bordagem a veículos e pessoas), Operação Fecha Quartel (onde uma parte do efetivo da parte administrativa é deslocado para as ruas e realiza abordagens a pessoas e veículos em pontos estratégicos, principalmente nos dias de feira livre) e Operação Moto Segura que foi implantada esse ano de 2015, criada pelo Comandante da Unidade TC Valério e coordenada pelo Subcomandante Major Sinval, que consiste em abordagens a pessoas e veículos, principalmente motocicletas, já que são os principais veículos usados em ações delituosas e que mostrou um excelente aproveitamento rendendo inúmeras apreensões de veículos, entorpecentes e cumprimento de mandados de prisão.

Os números apresentados pela ação preventiva do 4ºBPM foram os seguintes:

Redução em CVLI (Crimes violentos letais intencionais, como homicídio e latrocínio, por exemplo) em comparação com o ano anterior se obteve uma impressionante redução de 40,7%, um índice excelente, ressaltado pelo Comandante da Unidade como um dos melhores resultados obtidos, já que se trata diretamente de preservação de vidas, que é o objetivo principal da boa prestação de um serviço de segurança pública de qualidade.

O número de apreensões de armas de fogo alcançou uma marca histórica, foram apreendidas em 2015, 280 armas de fogo, um aumento de 45,8% em relação ao último ano. Nunca foram apreendidas tantas armas de fogo na área do 4ºBPM. Também foram apreendidas 1.102 munições, um aumento de cerca de 32,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O número de apreensões de drogas que foi de 112 em 2014 passou para 146 em 2015, um aumento de 30,4%. Os veículos recuperados que são aqueles provenientes de roubo/furto em 2014 os números foram de 156 apreensões, já em 2015 foram de 228 um aumento de 46,2%. Já os veículos aprendidos, que são aqueles com situação irregular na legislação de trânsito, passaram de 309 para 418, um aumento de 35,3%.

O Comandante da Unidade, Tenente Coronel Arilson da Silva Valério, em suas palavras fez questão de ressaltar que os excelentes resultados obtidos pelo Quarto Batalhão de Polícia Militar no ano de 2015, são fruto de um esforço conjunto de todos os oficiais e praças, que demostraram um imenso comprometimento e dedicação paras com a prestação de um serviço de segurança pública de qualidade para a sociedade paraibana.

Nordeste1 com 5ª Seção/Comunicação e Marketing Social.
Você também pode gostar
Comentários
Carregando...