Ministro do Turismo participa de ação contra o Aedes aegypti na Paraíba

O “Dia D” de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, realizado neste sábado (13) em todo o Brasil, mobilizou somente na Paraíba cerca de 1.600 militares. Os trabalhos educativos contra o transmissor da dengue, chikungunya e vírus da zika mobilizaram ainda, em parceria com o exército, as gerências regionais de Saúde, o corpo de bombeiros, escoteiros e profissionais da Infraero.

Foram realizadas ações em doze cidades paraibanas. Além de João Pessoa, as cidades de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Rio Tinto, na Região Metropolitana da capital paraibana; Campina Grande e Guarabira, no Agreste; Serra Branca e Monteiro, na região da Borborema da Paraíba; e as cidades de Patos, Cajazeiras e Pombal, no Sertão, receberam intervenções da campanha nacional.

Em João Pessoa, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves, participou de uma ação na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, o mais populoso da capital paraibana, conforme dados do IBGE. Na oportunidade, oficiais do exército, agentes de saúde de João Pessoa, bombeiros militares, escoteiros e funcionários da Infraero realizaram ações educativas em vários pontos da cidade. Em toda Paraíba, foram 1.600 militares atuando em doze cidades.

O ministro aproveitou as ações do Dia D para destacar que até que seja concluído o desenvolvimento da vacina contra o vírus da zika, o governo federal deverá trabalhar na prevenção e diretamente com a informação. “Nós, do Ministério do Turismo, estamos enviando para mais 60 mil estabelecimentos cadastrados, como bares, restaurantes, hotéis e resorts, materiais informativos e educativos. Teremos as Olimpíadas neste ano e o Brasil quer mostrar para o mundo que é um país com a capacidade de promover um mega evento”, comentou Henrique Eduardo Alves.

Ainda de acordo com o ministro, o problema com o vírus da zika não afetou diretamente o turismo no Brasil. Ele usou como exemplo a movimentação em várias partes do país por conta do Carnaval. “Percebemos que as pessoas não deixaram de aproveitar, de viajar, para curtir o Carnaval. O evento, por si só, já atrai muita gente ao Brasil. Acho que isso equilibra qualquer eventual problema por conta do Aedes aegypti. Ainda assim, até por conta das Olimpíadas, o governo federal não vai contingenciar recursos humanos e apoio aos governos estaduais nessa guerra, que, como ressaltou a presidente Dilma, é vencer ou vencer”, explicou.

O major Melo Júnior, do 15º Batalhão de Infantaria, explicou durante a ação realizada neste sábado, especificamente na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, que o trabalho do exército era realizar um trabalho de panfletagem e serviços de informação ao cidadão à respeito da gravidade do assunto.

Além disso, ainda na praça, o exército ofereceu oficinas para combate ao mosquito, como por exemplo, confecções de armadilhas, exposições de material para prevenção e espaço 'Kids' para crianças combaterem brincando. Há ainda atendimento hospitalar e corte de cabelo com barbeiros do exército. Os serviços foram oferecidos gratuitamente.

Durante a visita à Praça do Coqueiral, Henrique Eduardo Alves visitou as tendas montadas pelo exército para atender a população. Nas estruturas, os militares mostravam os kits usados no combate ao Aedes aegypti, além de entregar material informativo sobre os possíveis criadouros do mosquito. Em uma das tendas, o ministro, ao lado do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assistiram a uma apresentação de como produzir armadilhas caseiras contra o mosquito, feita por estudantes de escolas públicas da capital paraibana.

Ação nacional

Ao mesmo tempo, a presidente Dilma Rousseff participou de uma ação no Rio de Janeiro, enquanto outros ministros do governo federal também reforçam o dia nacional de combate ao Aedes aegypti nos demais estados brasileiros. O objetivo do governo federal é visitar 3 milhões de residências. A ação ocorre em 353 municípios.

A mobilização também conta com o apoio das Forças Armadas. Ao todo, 220 mil militares (160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Força Aérea) começam a atuar no mês de fevereiro no combate ao mosquito. Numa primeira etapa, eles deverão entregar panfletos com orientações para evitar a proliferação do mosquito. Em seguida, 50 mil homens visitarão casas para fazer inspeções.

Em novembro do ano passado, o governo declarou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento no Nordeste dos casos de microcefalia, quadro em que os bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado e que pode comprometer o desenvolvimento da criança.

As causas exatas do surto no Brasil ainda estão sendo investigadas, mas há fortes evidências de que o zika vírus tenha relação com o surto.
Ministro do turismo e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitam casa em Mangabeira, em João Pessoa (Foto: Felipe Ramos/G1)

Henrique Eduardo Alves visitou casa e praça em João Pessoa neste sábado.

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
PUBLICIDADE
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Klebson de Oliveira Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Ministro do Turismo participa de ação contra o Aedes aegypti na Paraíba
Ministro do Turismo participa de ação contra o Aedes aegypti na Paraíba
https://1.bp.blogspot.com/-YtXREgUZfS4/Vr9YHkauAFI/AAAAAAAAEpY/phIGbIEduXw/s320/governador_pb_turismo_prefeito_jp.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-YtXREgUZfS4/Vr9YHkauAFI/AAAAAAAAEpY/phIGbIEduXw/s72-c/governador_pb_turismo_prefeito_jp.jpg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/02/ministro-do-turismo-participa-de-acao.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/02/ministro-do-turismo-participa-de-acao.html
true
7985130296924381775
UTF-8
Não há postagens VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ; CATEGORIAS ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Sua busca não encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar