Moradores da PB dizem que não estão recebendo visitas em ações contra o Aedes

A Paraíba teve 79,11% dos domicílios vistoriados nas ações de combate a dengue, conforme dados mais recentes do Ministério da Saúde. O percentual faz do estado o líder no Brasil na quantidade de visitas, à frente do Piauí, que tem 77,88% e de Minas Gerais, com 67,73%. Apesar disso, são muitas as queixas de moradores relatando que não estão recebendo essas visitas.

Segundo o Ministério da Saúde, o estado já teve 931.820 imóveis visitados em 220 cidades que estão recebendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Porém, por meio de enquetes na fanpage do Portal Correio e de relatos coletados em vários bairros da Grande João Pessoa, é fácil encontrar quem não tenha recebido nenhuma dessas visitas.

Os moradores da Rua Senador Humberto Lucena, em Santa Rita, na região metropolitana da Capital, disseram ao Portal Correio que viram um caminhão com homens do Exército passando no local, apenas um dia, sem nenhuma ação nas casas. Eles também afirmaram que não teriam recebido visitas de agentes de saúde.

Na Rua José Augusto Sabadele, no bairro de Mandacaru, na Zona Norte de João Pessoa, moradores disseram que houve só uma ação de panfletagem com orientações no sábado (13), que foi o Dia D, e agentes teriam feito outras ações em casas nas imediações. “Aqui não passa nem carro do lixo, quanto mais ações contra a dengue”, disse uma moradora da Sabadele.

Em uma parte da Rua Caetano de Figueiredo no bairro do Cristo, na Zona Oeste da Capital, moradores desconhecem ações de agentes de saúde ou do Exército na localidade. O mesmo estaria ocorrendo na Rua João Úrsulo, no Cristo, onde moradores alegaram que não viram nenhuma ação contra o mosquito na área.

Nas ruas Emília Figueiredo da Silva, José Régis de Oliveira e Clidenor Mário da Silva, no bairro de Alto Mateus, na Zona Oeste de João Pessoa, os moradores disseram ao Portal Correio que só receberam atividade de panfletagem do Exército, no sábado (13),

Na Rua Pedro Henrique de Araújo, em Mangabeira 2, na Zona Sul, moradores disseram ao Portal Correio que não receberam visitas em ações contra a dengue. “Subi no telhado para colocar uma tela de proteção na caixa d’água do prédio onde moro; achamos panfletos nas caixas de correio”, disse um morador, relatando também que está tomando iniciativas sem esperar por campanhas.

No Facebook, o Portal Correio lançou a mesma pergunta duas vezes e a grande maioria das respostas sobre as visitas é negativa. Os relatos partem de leitores de vários bairros de João Pessoa e de outras cidades da Paraíba.




Há quem veja ou receba visitas, mesmo que os relatos sobre essas situações sejam poucos.

Na Rua Ana Leal Correia, em Mangabeira 1, uma moradora disse que os homens do Exército chamaram na porta, mas saíram ao perceber o cachorro latindo. Ela contou ao Portal Correio que outras pessoas da mesma rua teriam visto homens do Exército passando pelo local, mas sem entrar nas casas.

Na Rua Carlos de Barros, em Miramar, na Zona Leste de João Pessoa, uma moradora contou que recebeu homens do Exército e que eles fizeram muitas perguntas, sobre ter vasos ou reservatórios de água em casa. Segundo ela, eles anotaram as informações em uma prancheta e entregaram panfletos. "Eles foram muito educados e não demoraram", afirmou.

A Secretaria de Saúde informou nessa segunda-feira (15) que está iniciando a terceira fase de visitas domiciliares em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Além do Exército e prefeituras, as atividades casa a casa desta vez contam com o suporte da Marinha do Brasil.

A terceira fase de visitas domiciliares vai até a próxima quinta-feira (18). “A quarta fase será iniciada logo em seguida, quando faremos a divulgação nas escolas e redes de saúde – uma parceria do Estado com as Secretarias Municipais de Saúde”, informou o tenente Renzo, que comandou a operação com soldados do 1º Grupamento de Engenharia. Ele disse ainda que avalia positivamente o resultado das ações. “O saldo é extremamente positivo. A população tem recebido bem as equipes de saúde em suas residências e imóveis, procurando entender mais sobre as formas de evitar o acúmulo de água e a importância de combater definitivamente o mosquito”, afirmou.

A Secretaria de Saúde do Estado informou ainda que o trabalho com o Exército ocorre nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Com o Corpo de Bombeiros, a atividade está acontecendo nos municípios de Alhandra, Conde, Malta e Monteiro. Nos demais municípios, as visitas são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE).

O horário de atuação das equipes do Exército e Bombeiros está acontecendo em dias úteis, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
PUBLICIDADE
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Klebson de Oliveira Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Moradores da PB dizem que não estão recebendo visitas em ações contra o Aedes
Moradores da PB dizem que não estão recebendo visitas em ações contra o Aedes
https://3.bp.blogspot.com/-ApWHT3Wd4Kg/VsMpW3KxGNI/AAAAAAAAEr0/8aQ_wJa8mk0/s320/161416%252C362%252C80%252C0%252C0%252C362%252C271%252C0%252C0%252C0%252C0.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-ApWHT3Wd4Kg/VsMpW3KxGNI/AAAAAAAAEr0/8aQ_wJa8mk0/s72-c/161416%252C362%252C80%252C0%252C0%252C362%252C271%252C0%252C0%252C0%252C0.jpg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/02/moradores-da-pb-dizem-que-nao-estao.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/02/moradores-da-pb-dizem-que-nao-estao.html
true
7985130296924381775
UTF-8
Não há postagens VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ; CATEGORIAS ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Sua busca não encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar