Crise assusta empresários e provoca fechamento de redes de lojas na Paraíba

A crise atingiu em cheio o comércio de João Pessoa. Na quarta-feira (9), uma das mais tradicionais lojas da Capital, a Esplanada, fechou as portas. Outras grandes redes de lojas também encerraram as atividades e já anunciaram o fechamento de unidades. A Confederação Nacional do Comércio afirma que é a pior crise dos últimos 15 anos.

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho constataram que a Paraíba perdeu 15.201 mil vagas de emprego em 2015, o que representa uma queda de 3,59% com relação a 2014. Entretanto, em janeiro deste ano, a Paraíba conseguiu um resultado melhor e foi o 5º estado do país e o único da Região Nordeste que registrou saldo positivo nas vagas de emprego com carteira assinada no primeiro mês de 2016, mesmo com a crise.

Em 2015, quase 100 mil lojistas encerraram atividades no país, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC). Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de João Pessoa, Rogério Braz, o fechamento de algumas lojas é o reflexo da crise política brasileira que gerou instabilidade no mercado financeiro, atingido em cheio o consumo da população.

“A gente está acompanhando com apreensão o fechamento das lojas e, consequentemente, as demissões, na Capital. Isso é reflexo que a crise política está inviabilizando a certeza do mercado e provocando a precipitação de alguns empresários em continuar a investir. A briga pelo poder deixa o mercado vulnerável, aumenta os impostos e cai o consumo. Sem consumidor e o aumento dos impostos não tem como manter a empresa funcionando e cumprindo com os compromissos”, falou o presidente.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Eronaldo Vasconcelos, está havendo uma redução de custos para controlar as finanças. Algumas empresas estão se fundindo e outras demitem os funcionários.

“Como medida de recessão, as lojas Insinuantes e Eletroshopping - que pertencem ao mesmo grupo – estão se fundido para reduzir custos e não competir entre se. Muitas delas estão reduzindo o quadro de pessoal, mas mantendo a qualidade no atendimento. Sobre o fechamento de lojas ainda não temos o levantamento de quantas nem os motivos concretos”, comentou Eronaldo Vasconcelos.

O Portal Correio procurou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), mas a assessoria de imprensa informou que o setor de pesquisa ainda não tem um registro com número total de empresas que encerraram atividades em João Pessoa.

Leitores do Portal Correio informaram que a C&A também encerraria atividades em João Pessoa ainda este ano. A comunicação da empresa não revelou sobre o fechamento das lojas na Capital, mas falou através de nota que o movimento de análise de performance de lojas faz parte da rotina do negócio e que, a partir dessa atividade, abrir ou fechar lojas é algo inerente ao mercado.

Na mensagem, a assessoria da C&A falou ainda que nos últimos 12 meses, a empresa abriu 18 novas unidades e a previsão é que, ao longo de 2016, descontinue a operação de 12, mantendo a sua capilaridade no Brasil.

Portal Correio

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
PUBLICIDADE
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Klebson de Oliveira Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Crise assusta empresários e provoca fechamento de redes de lojas na Paraíba
Crise assusta empresários e provoca fechamento de redes de lojas na Paraíba
https://3.bp.blogspot.com/-98jfYLbPXk4/Vu2AfWbsu3I/AAAAAAAAFPI/IOpyppCf5nICDjzfC3Tpu30GDw4JrUtfw/s320/IMG-20160309-WA0721-620x348.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-98jfYLbPXk4/Vu2AfWbsu3I/AAAAAAAAFPI/IOpyppCf5nICDjzfC3Tpu30GDw4JrUtfw/s72-c/IMG-20160309-WA0721-620x348.jpg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/03/crise-assusta-empresarios-e-provoca.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/03/crise-assusta-empresarios-e-provoca.html
true
7985130296924381775
UTF-8
Não há postagens VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ; CATEGORIAS ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Sua busca não encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar