Outono começa neste domingo com temperaturas mais baixas na Paraíba

0

A temperatura deve cair pelo menos dois graus em todas as regiões da Paraíba com a chegada do outono na noite deste domingo (20). De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a previsão para a nova estação, que começa oficialmente às 19h45, é de que as chuvas fiquem na média ou abaixo do esperado para o período.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a tendência para a estação é de que as temperaturas caiam gradativamente até a chegada do inverno, em junho. “Neste período, a temperatura fica mais amena principalmente nas regiões do Cariri e Agreste, onde, dependendo da ocasião e normalmente durante as madrugadas, podemos registrar mínimas abaixo da média, que é de 19°C”, diz.

De acordo com os dados da Aesa, nos três meses do verão, as chuvas variaram entre acima da média e dentro do esperado. “Em Janeiro choveu muito mais do que o previsto, mas houve uma queda em fevereiro. Estas foram chuvas isoladas, independente do período chuvoso de cada região”. Dos 169 postos monitorados pela Aesa, do início do ano até a sexta-feira (18), a localidade que mais registrou chuvas foi na cidade de Bom Jesus, com 472,5 milímetros. Trinta e quatro postos em 32 cidades ainda não registraram precipitações este ano.

Marle explica que é durante o outono que muda o período chuvoso nas regiões do estado. O período segue nas regiões do Cariri, Curimataú, Alto Sertão e Sertão, até o mês de abril, mudando para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral entre maio e junho. “Apesar da mudança nas regiões para o período chuvoso, há a possibilidade de chuvas isoladas em cidades de outras regiões, o que contribui para a redução da temperatura nestes locais”, completa. G1.

Você também pode gostar

Comentários

Carregando...