MP denuncia funcionárias de casa de acolhimento da PB por maus tratos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) entrou com uma ação na Justiça contra a diretora e duas mães sociais de uma casa de acolhimento que funciona no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, após uma denúncia de maus tratos contra crianças e jovens acolhidos na instituição. A representação administrativa, com pedido de liminar, foi ajuizada pela 2ª promotora de Justiça da Cidadania e do Adolescente, Soraya Escorel.

O G1 entrou em contato com as sedes local e nacional da instituição Aldeias Infantis SOS Brasil por volta das 11h. A atendente da sede local informou que a diretora estava em uma reunião e que após a reunião retornaria o contato. Já o órgão nacional informou que a assessoria de comunicação retornaria o contato. Até as 12h, nenhum retorno foi recebido.

No documento, a promotora pede o afastamento imediato das mães sociais citadas no depoimento das vítimas dos maus tratos, a advertência da diretora com a determinação de reordenar as rotinas da instituição e também a transferência provisória de alguns acolhidos para outras entidades de acolhimento até que os fatos sejam apurados.

“Isso é uma forma de protegê-los e deixá-los em outro espaço, longe do contexto de violações denunciado, visando com isso evitar a reconstrução de um ciclo de violações de direitos daqueles que precisam da proteção do estado, que promete absoluta prioridade quando se trata de garantir direitos de um público (crianças e adolescentes) em situação peculiar de desenvolvimento”, justifica Soraya Escorel na representação.

De acordo com a ação, as denúncias foram apresentadas ao Ministério Público por uma jovem que, em 2015, com 19 anos, buscou a Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de João Pessoa para solicitar auxílio-moradia e alimentação. “Na oportunidade, ela relatou, como forma de desabafo, situações de sua vida, incluindo os maus tratos sofridos por ela e os irmãos no tempo em que foram acolhidos”, diz a promotora na representação.

Após a denúncia, o Ministério Público passou a ouvir o depoimento de outros acolhidos na instituição e pelo menos cinco deles confirmaram os maus tratos ou teriam acrescentado outros fatos. Segundo a representação, durante o período em que a jovem de 19 anos e os irmãos permaneceram na instituição, eles eram “severamente castigados” pelas mães sociais com cipó de papoula, grade de fogão, cabo de vassoura e chave de porta. “O caso chegou ao conhecimento da direção e nenhuma providência foi adotada”, diz o documento.

De acordo com a promotora, a jovem contou que os acolhidos eram chamados de “rabugentos” e “cão-sem-dono” e que iriam “mofar lá dentro” porque ninguém queria eles. Soraya Escorel explica no documento que a fala da jovem é clara e “deixa antever que os castigos físicos e psicológicos sofridos dentro da instituição deixaram marcas profundas em sua trajetória e essas marcas a acompanham até hoje”. G1.

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
PUBLICIDADE
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Klebson de Oliveira Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: MP denuncia funcionárias de casa de acolhimento da PB por maus tratos
MP denuncia funcionárias de casa de acolhimento da PB por maus tratos
https://1.bp.blogspot.com/-Wb3JZfp6Cd4/V0xbJGbWqKI/AAAAAAAAGSM/OTI4cAcup3IeyJIysrbe-MShL5y9L9qOgCLcB/s320/1428422739881-mppb.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Wb3JZfp6Cd4/V0xbJGbWqKI/AAAAAAAAGSM/OTI4cAcup3IeyJIysrbe-MShL5y9L9qOgCLcB/s72-c/1428422739881-mppb.jpg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/05/mp-denuncia-funcionarias-de-casa-de.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/05/mp-denuncia-funcionarias-de-casa-de.html
true
7985130296924381775
UTF-8
Não há postagens VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ; CATEGORIAS ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Sua busca não encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar