ONU Brasil lança concurso de vídeos de 1 minuto em defesa da igualdade de gênero

As Nações Unidas lançaram nesta semana um concurso de vídeos para estudantes do Ensino Médio e profissionais de audiovisual. O “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não É Violento” traz o tema “Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?”

As e os vencedores do concurso terão seu vídeo exibido por canais da ONU Brasil durante os ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, celebrados mundialmente de 25 de novembro a 10 de dezembro.

O concurso é realizado pela ONU como parte da iniciativa regional O Valente não é Violento da campanha do secretário-geral das Nações Unidas “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

O objetivo do concurso de vídeos é celebrar o direito de todas e todos a uma vida plena e com dignidade – sem discriminações de gênero, raça, etnia e orientação sexual. A ação busca também estimular papeis sociais que empoderem as mulheres e meninas: nas escolas, na vida profissional, na política, nos esportes, entre outros.

As pessoas interessadas podem concorrer enviando suas inscrições e vídeos até o dia 30 de setembro de 2016. As inscrições estão disponíveis em www.ovalentenaoeviolento.org.br, na aba “Concurso”.

Os vídeos devem ter a duração máxima de 1 minuto e podem ser realizados nos mais diferentes formatos: minidocumentário, ficção, animação, sequência de fotos, textos ou desenhos, matéria jornalística, entre outros.

Campanha UNA-SE
A campanha “UNA-SE para Pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é um marco de ação integral para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todas as partes do mundo. Foi lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em fevereiro de 2008 com o objetivo de gerar mais consciência pública e aumentar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência contra mulheres e meninas.

Dessa forma, a iniciativa faz um chamado a governos, sociedade civil, meios de comunicação, setor privado, jovens, homens e mulheres para somar esforços e por fim à violência contra as mulheres e meninas.


O Valente não é Violento


“O Valente não é Violento” é uma iniciativa da ONU, vinculada à campanha “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Em nossa sociedade, existem uma série de estereótipos de gênero – papeis sociais atribuídos a homens e mulheres – que são danosos e restringem a escolha e liberdade de cada um.

Ao nascer, meninos e meninas são orientados a exercer papeis e a se comportar de determinada maneira. Isso acontece com a escolha da profissão, a expressão de sentimentos, o cuidado com os filhos e com a casa, as possibilidades de carreira no mercado de trabalho, entre vários outros fatores.

Entre as ações da iniciativa no Brasil estão a realização de um currículo pela promoção da igualdade de gênero no Ensino Médio; o desenvolvimento de oficinas com caminhoneiros sobre masculinidades positivas e prevenção da violência contra mulheres e meninas; o enfrentamento da violência de gênero nas universidades; pesquisas sobre igualdade de gênero e masculinidades; campanhas durante a Copa do Mundo; e oficinas sobre a igualdade de gênero para refugiados e refugiadas.

Amanda Kamanchek Lemos, coordenadora da iniciativa “O Valente não é Violento”

Isabel Clavelin, assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
PUBLICIDADE
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Klebson de Oliveira Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: ONU Brasil lança concurso de vídeos de 1 minuto em defesa da igualdade de gênero
ONU Brasil lança concurso de vídeos de 1 minuto em defesa da igualdade de gênero
https://1.bp.blogspot.com/-feDPeqRfhBA/V0TOckK_w8I/AAAAAAAAGLs/AYTaQrIq7M4DK3fIBE9M7zu3Fz3LhPHFACLcB/s320/unnamed.png
https://1.bp.blogspot.com/-feDPeqRfhBA/V0TOckK_w8I/AAAAAAAAGLs/AYTaQrIq7M4DK3fIBE9M7zu3Fz3LhPHFACLcB/s72-c/unnamed.png
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/05/onu-brasil-lanca-concurso-de-videos-de.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/05/onu-brasil-lanca-concurso-de-videos-de.html
true
7985130296924381775
UTF-8
Não há postagens VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ; CATEGORIAS ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Sua busca não encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar