Quadrilhas juninas da PB investem nos detalhes para garantir títulos

Quadrilhas Juninas são atração da festa de Campina (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande)
Faltando 15 dias para o início das competições, as quadrilhas juninas da Paraíba já estão finalizando os ensaios em preparação para as disputas. A maior parte delas está ensaiando desde o mês de dezembro do ano passado e a partir de agora cada detalhe faz a diferença na busca por títulos. Em Campina Grande, no Agreste, as principais quadrilhas já divulgaram os temas deste ano, mas os detalhes das apresentações são guardados em segredo.

A atual campeã brasileira de quadrilhas juninas, a Muleka 100 Vergonha, de Campina Grande está acertando os últimos detalhes e faz o último ensaio geral no sábado (4), dois dias antes do início das competições. “Neste ensaio serão revisadas a coreografia, encenações e sincronia com a banda que acompanhará as apresentações. Tudo tem que ser perfeito. Qualquer erro de uma das partes pode comprometer todas as outras”, disse o presidente da quadrilha, Mahatma Araújo.

Para este ano, o tema da Muleka 100 Vergonha será “Não se assombres”. Segundo Mahatma, a quadrilha vai abordar as lendas urbanas e falar do medo.

“Vamos falar de algumas lendas do interior. A Rainha da quadrilha será a 'Mãe D'água', que na lenda dizem que ataca banhistas, e a Maria Bonita da quadrilha será a 'Maria Florzinha', entre outras coisas. Vamos tratar do medo. Tem muita coisa bacana que está sendo preparada”, antecipa Mahatma.

A Muleka 100 Vergonha conta com 150 componentes, sendo 57 casais de dançarinos. A quadrilha acumula dois campeonatos do Nordeste, é hexacampeão paraibana e hexacampeão do Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

Duas semanas de correria
Segundo o presidente da Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), Lima Filho, o período mais movimento entre as agremiações ocorre nos últimos 15 dias que antecede o início as competições. “Nesta fase os encontros são diários. Muitas quadrilhas já ensaiam desde de setembro, mas esta fase é a mais intensa”, disse ele.

Esta semana a Asquaju-CG divulgou os temas das sete principais quadrilhas que vão disputar as eliminatórias de Campina Grande e região do Agreste. Além da Moleka 100 Vergonha, a festa também vai ter a Tradição da Serra, que vai abordar a “Fotografia”; a Mistura Gostosa vai falar da “Feira”; a Junina Cambebas sobre o “Amanhecer”; a Filhos de Campina sobre o “Circo”; a Trilha Junina sobre "Aliança”; e a Arraial Paris abordará o tema “Amor ou Traição”.

“Além destas, outras 13 quadrilhas participam das eliminatórias de Campina Grande e Região. Algumas costumam fazer mistério, mas os temas sempre são descobertos antes. Mesmo assim, o principal é a forma como o tema será retratado nas coreografias e encenações e isso sim é maior segredo guardado a sete chaves por todos”, explica Lima Filho.

Competições
As competições de quadrilhas juninas devem começar dia 6, em Campina Grande, quando acontece o concurso Estrela Junina, que vai eleger a melhor rainha, melhores noivos e casais entre as quadrilhas juninas de Campina Grande e região do Agreste paraibano.

Entre os dias 7 e 10 acontecem as eliminatórias do Campeonato Paraibano de Quadrilhas Juninas. O estado foi dividido em oito grupos e cada um classifica as três melhores quadrilhas para a final estadual, que deve acontecer entre os dias 20 e 24, também em Campina Grande. No dia 20 também acontece o concurso Estrela Junina da Paraíba, que elege a melhor rainha, noivos e casal do estado.

A quadrilha campeã da etapa estadual participa do Campeonato do Nordeste de Quadrilhas realizado pela Rede Globo Nordeste, com data e local a serem definidos. Já a segunda e terceira colocadas do Campeonato Paraibano vão para o Campeonato do Nordeste da União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas, que acontecer em Campina Grande entre os dias 2 e 3 de julho.

As quadrilhas finalistas da etapa nordeste participam do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, que vai acontecer em Belém, no Pará, entre os dias 20 e 21 de agosto. Esta competição é organizada pela Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas. É nesta competição que a Muleka 100 Vergonha é a atual campeã. As informações são do G1.

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
PUBLICIDADE
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Klebson de Oliveira Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Quadrilhas juninas da PB investem nos detalhes para garantir títulos
Quadrilhas juninas da PB investem nos detalhes para garantir títulos
https://2.bp.blogspot.com/-afAWgk4XB_w/V0KRHjYFQzI/AAAAAAAAGJM/yGY5Vp5sH1AbAdZNeJTMECIhpu9D4LceACLcB/s640/quadrilha-campina_wide.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-afAWgk4XB_w/V0KRHjYFQzI/AAAAAAAAGJM/yGY5Vp5sH1AbAdZNeJTMECIhpu9D4LceACLcB/s72-c/quadrilha-campina_wide.jpg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/05/quadrilhas-juninas-da-pb-investem-nos.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/05/quadrilhas-juninas-da-pb-investem-nos.html
true
7985130296924381775
UTF-8
Não há postagens VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ; CATEGORIAS ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Sua busca não encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar