Feto é infectado por vírus da zika e chikungunya na Paraíba, diz médica

Um feto com cinco meses de gestação está infectado pelos vírus da zika e chikungunya na Paraíba. A informação foi confirmada pela médica paraibana especialista em medicina fetal, Adriana Melo, nesta segunda-feira (27), depois que exames foram realizados em uma clínica particular da cidade de Campina Grande, na semana passada. Segundo a médica, os dois vírus foram transmitidos da mãe para o filho através da placenta. Este pode ser o primeiro caso de infecção de feto pelos dois vírus, ao mesmo tempo, confirmado no Brasil.

De acordo com a médica Adriana Melo, a suspeita de infecção do feto surgiu durante uma ultrassonografia realizada na 22º semana de gestação.

“Através do exame de imagem, nós percebemos a presença de calcificações e excesso de líquido na cabeça do feto. É normal que a cabeça do feto tenha líquido, mas em pequena quantidade”, disse ela, acrescentando que ainda não é possível saber se o bebê vai ter microcefalia ou outras complicações relacionadas às infecções.

Depois da suspeita, a médica conta que retirou uma amostra do líquido amniótico e fez exames na última quinta-feira (23). O resultado saiu na sexta-feira (24), confirmando as infecções, mas a informação só foi divulgada nesta segunda-feira (27). Adriana Melo explica que, a partir de agora a equipe médica vai realizar exames a cada quatro semanas de gestação com esta mãe para avaliar o que vai acontecer com o feto.

Outros casos
Na semana passada, a médica Adriana Melo já havia confirmado o caso de um bebê que foi infectado pelo vírus da chikungunya durante a gravidez. O bebê está com 16 dias de vida e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Escola da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, após convulsões, mas o estado de saúde dele é regular.

“O bebê está reagindo bem. Ele está a cerca de uma semana internado e chegou a ter o nível de plaquetas muito baixo, crises convulsivas, mas já está se recuperando”, disse Adriana Melo. Outros dois casos de infecção do vírus da chikungunya durante a gravidez estão sendo investigados na Paraíba.

A médica explica que ainda não sabe como e quando o bebê foi infectado pelo vírus da chikungunya, nem as sequelas que ele pode causar. “Ainda estamos estudando. A suspeita é de que tenha sido no fim da gestação, já que mãe estava com os sintomas do vírus na hora do parto, mas, ela [a infecção] pode acontecer através da placenta ou no momento do parto”, acrescentou Adriana Melo.

Pesquisas
A médica paraibana está participando de um grupo de pesquisas sobre infecções congênitas dos vírus. Segundo ela, a contaminação durante o parto está sendo investigada com base em outras infecções como dos vírus da aids e sífilis, para saber se é possível evitar a transmissão da mãe para o filho. “Ainda estamos no começo e não temos todas as respostas. Até o momento tudo é feito com voluntários, pois não temos recursos”, disse ela. G1.

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
PUBLICIDADE
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Klebson de Oliveira Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Feto é infectado por vírus da zika e chikungunya na Paraíba, diz médica
Feto é infectado por vírus da zika e chikungunya na Paraíba, diz médica
https://1.bp.blogspot.com/-saZ880e-AtY/V3KePvdtQVI/AAAAAAAAGrU/fkljD97o16YoVF9r-f3Xxf7PWsDq3vhPQCLcB/s320/20160628072823.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-saZ880e-AtY/V3KePvdtQVI/AAAAAAAAGrU/fkljD97o16YoVF9r-f3Xxf7PWsDq3vhPQCLcB/s72-c/20160628072823.jpg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/06/feto-e-infectado-por-virus-da-zika-e.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/06/feto-e-infectado-por-virus-da-zika-e.html
true
7985130296924381775
UTF-8
Não há postagens VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ; CATEGORIAS ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Sua busca não encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar