Fórum de Proteção Animal repudia 'Corrida de Jegue' no São João de Campina

0

O Fórum Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Campina Grande, divulgou nesta quinta-feira (23), uma nota de repúdio contra a ‘Carroceata’ e a ‘Corrida de Jegue’ que acontecem na cidade nesta sexta (24), como parte da programação paralela do São João.

“Na verdade, a utilização de animais para o divertimento do homem é uma afronta aos termos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais (Unesco/ONU; Bruxelas – Bélgica, 27 de janeiro de 1978), a qual estabelece no Artigo 10: ‘Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal”, diz a nota.

De acordo com o documento assinado pelo diretor Rodrigo Freira, a realização da Carroceata e da Corrida Jegues significa um retrocesso dos avanços que a atual gestão encetou para efetivar as incipientes políticas públicas para o bem-estar animal na cidade, como, por exemplo, o início da efetivação do Registro Geral dos Animais e o início do processo para a redução gradativa da utilização dos Veículos de Tração Animal.

O coordenador de eventos da Prefeitura de Campina Grande, Bruno Mendes, falou que ao Portal Correio que o evento tem a finalidade de orientar os participantes sobre os riscos dos maus tratos a animais. Ela disse ainda que a prefeitura vem fazendo um trabalho de orientação e conscientização junto aos carroceiros sobre os cuidados com ao bichos.

“O intuito da gente é conscientizar e não induzir ao maus tratos. Fazemos frequentemente o trabalho de orientação juntos aos carroceiros sobre a importante de cuidar dos seus animais. Durante o evento, caso seja detectado algum problema com o animal, o competidor é excluído da prova e medidas serão tomadas para salvar o bicho”, disse Bruno Mendes. As informações são do Portal Correio.

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...