Empreendedor guarabirense encontrou o sucesso com o cultivo de plantas

O sonho de Paulino era construir uma casa e fez do cultivo de plantas um grande negócio no Pirpiri.
(Foto: Joab Freire / CartaPB)
Ele foi professor da Universidade Federal da Paraíba, do Campus III, em Bananeiras e atuou em diversos órgãos ligados à agricultura e, após sua aposentadoria em 1995, encontrou no cultivo de plantas a receita do sucesso.

Paulino Alves, prometeu construir uma casa com frutos de uma palmeira imperial que viu sendo retirados do SESC, no Conjunto Assis Chateaubriand, em Guarabira, e levou para casa do sogro, no Pirpiri, zona rural de Guarabira. Foi ao sogro e ao cunhado, que ele fez a promessa.
Hoje Paulino cultiva várias espécies de flores e plantas.
(Foto: Joab Freire/CartaPB)
“Eu peguei esses frutos, trouxe para o quintal da casa do meu sogro e fiz uma sementeira. Lá disse a ele e ao meu cunhado que disso eu iria fazer uma floricultura e dali iria fazer uma casa”, contou Paulino ao CartaPB.

A partir disso ele começou a trabalhar utilizando os recursos naturais da região e materiais descartados para transformar isso em flores e – é claro – em dinheiro. Ele revelou utilizar compostos orgânicos que geralmente são jogados fora, para usar como adubo. Matéria prima que vai desde o bagaço de cana de engenhos e pó de serra à dejetos de animais.

“Trabalhamos com a pesquisa de compostos orgânicos, encontramos o ponto certo para fazer as combinações, trabalhamos com o adubo orgânico de bagaço de cana, que é o restante de resíduos do engenho, aproveitamos o pó de serra, de serrarias, que iria para o lixo, além do esterco de currais, que geralmente ninguém reaproveita”, explicou.

Hoje o empresário Paulino trabalha com o cultivo de plantas ornamentais, flores e árvores frutíferas, serviços de jardinagem e o fornecimento de mudas de plantas para agricultores. Certamente você já deve ter visto em Guarabira ou na região alguma palmeira plantada por ele.

A sede da Eco Plantas, empresa fruto do sonho de Paulino, parece um santuário de plantas. Localizado no Pirpiri, a poucos quilômetros do centro comercial de Guarabira. E oferece serviços que vai desde a jardinagem a colocação de gramados em campos de futebol.



Logo na entrada, um jardim dá boas vindas, com tudo o que é produzido no local. Só de palmeiras, planta cujo fruto rendeu a promessa inicial, são quase trinta variedades produzidas.

“O universo de plantas ornamentais é muito grande, a diversidade é enorme. Só de palmáceas eu tenho mais de 25 variedades, em quantidade, também tem frutíferas como laranja-Bahia, laranja mimo-do-céu, limão-tahiti, coqueiro, jabuticabeira e muito mais”, explicou o empresário.
Na Eco Plantas são cultivadas uma grande variedade
de plantas ornamentais e flores.
(Foto: Joab Freire/CartaPB)

Trabalhando com prazer e fé

O segredo do seu sucesso, segundo Paulino, é trabalhar com o que gosta. O prazer no cultivo, trabalhar em sintonia com a natureza é ao mesmo tempo ofício e hobbie, ele conta que até sente mais jovem ao trabalhar com as plantas. “Quando a gente faz o que gosta e faz por prazer, a gente renova nosso espírito, nossa alma e cada vez mais nos tornamos mais jovens com isto”.

Religioso e devoto de São Francisco, protetor da natureza e padroeiro do Distrito do Pirpiri, ele relata que é comum a quem gosta de plantas crer na esperança de alcançar seus sonhos.

“Quem trabalha, quem gosta de plantas, de qualquer forma: ornamental, frutífera, produtiva ou como cultura subsistência, tem a esperança e a fé de dias melhores, basta ver a vida do pequeno agricultor, se não fosse o prazer de trabalhar e a fé em Deus de prosperidade ele não trabalharia”, disse.

Ecologia transforma

Paulino defende que com ecologia e plantas, é possível transformar tudo. Preocupado com o meio ambiente, ele explica o quanto seria importante direcionar esforços em políticas públicas ambientais.

“Guarabira tem todas as condições necessárias para se tornar a mais verde cidade da região, através da criação de hortos florestais, melhorar dentro da própria cidade a arborização direcionada tecnicamente, orientada. Com isso criaríamos uma consciência voltada para a preservação, para a educação ambiental”, sugeriu.

E a casa?

No começo dessa reportagem, você conheceu o sonho de Paulino, construir uma casa à partir dos frutos de palmeiras que plantou no quintal do sogro, no Pirpiri, ao ser questionado sobre ela, se conseguiu ele respondeu emocionado:

“A casa – nós estamos nela”, disse soltando um sorrido.

A casa que Paulino construiu é a sede da Eco Plantas. (Foto: Joab Freire / CartaPB)
“É uma casa, graças à Deus, boa. Eu aprendi uma coisa, que Deus nos proporciona, nos permite e precisamos agradecer", concluiu.

Paulino mora e trabalha na casa que construiu com a família, é no terreno que as plantas são cultivadas. Ele ainda recebe estudantes universitários interessados em botânica no local onde funciona a Eco Plantas.

O telefone para contato da empresa é (83) 98885-3100.

CartaPB
colaborou Eraldo Luís
  • [message]
    • Navegue abaixo para ver uma galeria de fotos da Eco Plantas
      • Clique na página '2' ou em 'Ver tudo'

Empreendedor guarabirense encontrou o sucesso com o cultivo de plantas

Paulino Alves queria construir uma casa e fez do cultivo de plantas um negócio lucrativo com a Eco Plantas.

[next]

Galeria de Fotos

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cotidiano Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional João Pessoa Klebson de Oliveira Leonardo Boff Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mensagens Natalinas Mensagens Natalinas (C) Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Ramalho Leite Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Empreendedor guarabirense encontrou o sucesso com o cultivo de plantas
Empreendedor guarabirense encontrou o sucesso com o cultivo de plantas
https://4.bp.blogspot.com/-660_Fg987CM/WENfuzMLe1I/AAAAAAAAEa4/-ofoMgoEd_kfqNMPh4tTh-pqpoDsFKh1QCK4B/s640/IMG_1519.JPG
https://4.bp.blogspot.com/-660_Fg987CM/WENfuzMLe1I/AAAAAAAAEa4/-ofoMgoEd_kfqNMPh4tTh-pqpoDsFKh1QCK4B/s72-c/IMG_1519.JPG
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2016/12/empreendedor-guarabirense-encontrou-o.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2016/12/empreendedor-guarabirense-encontrou-o.html
true
7985130296924381775
UTF-8
VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS POSTAGENS Sua busca nãoo encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar