Morre aos 91 anos o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman

[full_width]
Zygmunt Bauman morreu aos 91 anos (Foto: Divulgação/Zahar)
O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, criador do conceito de modernidade líquida e considerado um dos principais intelectuais do século XX, morreu nesta segunda-feira (9) em Leeds, na Inglaterra, aos 91 anos, informou o jornal "Gazeta Wybocza". A causa da morte não foi divulgada.

Em seus livros como "Amor líquido" (2003), Bauman discutiu como as relações da sociedade tendem a ser menos frequentes e duradouras. Esse conceito da "modernidade líquida", para ele, valia para campos tão distindos como arte, relacionamentos, economia e política, por exemplo.

Ele trabalhava como sociólogo e professor emérito de sociologia na Universidade de Leeds havia mais de 30 anos. Sua obra se caracterizou por uma visão crítica da sociedade pós-moderna e globalizada.

Ao longo de sua carreira como escritor, que iniciou na década de 1950, Bauman desenvolveu uma sociologia crítica e emancipadora. Abordou temas como as classes sociais, o socialismo, o Holocausto, a hermenêutica, a modernidade e a pós-modernidade, o consumismo e a globalização.

Dentre suas obras já publicadas no Brasil, destacam-se "Modernidade líquida", "Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos", "Vida líquida", "Tempos líquidos", "Globalização – As consequências humanas", "O mal-estar da pós-modernidade", "Vidas desperdiçadas", "Europa, uma aventura inacabada" e "Ética pós-moderna" e, "Tempos líquidos".

Entre outros prêmios e reconhecimentos, Bauman foi agraciado com o Prêmio Amalfi de Sociologia e Ciências Sociais (1992), o Theodor W. Adorno (1998) e o Príncipe de Astúrias de Comunicação (2010).

Em seu livro mais recente, "Obcym u naszych drzwi", publicado em 2016, o professor discutiu a crise da imigração mundial e o pânico por ela causado. A última obra de Bauman traduzida para o português foi "A riqueza de poucos beneficia todos nós?", lançada em 2015.

Perfil

Zygmunt Bauman nasceu em Poznan, Polônia, em 1925, em uma família judia. Em 1939, mudou-se com a família à União Soviética fugindo dos nazistas. Mas tarde, após alistar-se no exército polonês no front russo, retornou ao seu país de origem, onde durante anos deu aulas de filosofia e sociologia na Universidade de Varsóvia.

Com 19 anos, filiou-se ao Partido Comunista, do qual fez parte até 1967. Durante três anos, serviu no chamado "exército interior", a força encarregada de "reprimir o terrorismo no interior do país".

Ao longo de 15 anos, Bauman sofreu a perseguição dos serviços secretos poloneses. Chegou a ser expulso da universidade e foi proibido de publicar livros e artigos.

Em 1968, por causa de perseguição a judeus, tanto ele como sua esposa, Janina, perderam seu trabalho na Polônia, e se viram obrigados a exilar-se em Israel, onde Bauman começou a dar aulas na Universidade de Tel Aviv.

Após trabalhar como professor de sociologia nos Estados Unidos e no Canadá, em 1971 ele finalmente se transferiu para a Inglaterra e se fixou como professor na Universidade de Leeds.

Intelectual foi um dos mais importantes do século XX e ficou conhecido como criador do conceito de 'modernidade líquida'. Ele é autor de 'Amor líquido' (2003); causa não foi divulgada.


G1

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
Nome

Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cotidiano Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Ivana Rinelly João Pessoa Klebson de Oliveira Leonardo Boff Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mensagens Natalinas Mensagens Natalinas (C) Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Ramalho Leite Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Morre aos 91 anos o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman
Morre aos 91 anos o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman
Intelectual foi um dos mais importantes do século XX e ficou conhecido como criador do conceito de 'modernidade líquida'. Ele é autor de 'Amor líquido' (2003); causa não foi divulgada.
https://2.bp.blogspot.com/-c4LiNqs4WBE/WHUns2xDaPI/AAAAAAAAE5U/LjaEeuCPe-M-mS0rv5F-I7h_OzxsLDZWQCLcB/s1600/bauman-zahar.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-c4LiNqs4WBE/WHUns2xDaPI/AAAAAAAAE5U/LjaEeuCPe-M-mS0rv5F-I7h_OzxsLDZWQCLcB/s72-c/bauman-zahar.jpg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2017/01/morre-aos-91-anos-o-filosofo-e.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2017/01/morre-aos-91-anos-o-filosofo-e.html
true
7985130296924381775
UTF-8
VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS POSTAGENS Sua busca nãoo encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar