Sem ônibus e com atividades há duas semanas, universitários guarabirenses correm o risco de perder semestre

Uma estudante usou as redes sociais para cobrar esclarecimentos do Prefeito

Banner divulgado pela Prefeitura solicitando
a presença dos estudantes para o recadastramento.
(Reprodução: Codecom / PMG)
Já com duas semanas de atividades acadêmicas e sem ter como comparecer às aulas, os estudantes usuários do Transporte Universitário oferecido pela Prefeitura Municipal de Guarabira seguem prejudicados e correm o risco de perder o semestre, conforme informações de alunos ouvidos pelo CartaPB.

A situação mais grave são dos discentes do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) cujas aulas iniciaram desde o dia 17 de janeiro, entretanto outras instituições também já tiveram calendário acadêmico iniciado e sem previsão de disponibilidade de transporte por parte da Secretaria Municipal de Educação.

Preocupada, a estudante de direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Ivana Rinelly, cujas aulas iniciaram no início dessa semana, expôs a situação nas redes sociais, nesta sexta-feira (3), cobrando esclarecimentos do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB).

No texto, ela chega a sugerir mudanças no cadastramento dos estudantes, como a informatização do processo através de formulários on-line. (Leia abaixo)

Conforme o CartaPB apurou, a previsão é que as licitações ocorram no próximo dia 9 de fevereiro e retorno dos ônibus até a metade do mês, mesmo que tudo ocorra conforme o previsto, vários alunos poderão ser reprovados por faltas.

Segundo informações dos estudantes, representantes da secretaria de educação atribuem a responsabilidade aos alunos que não terem ido realizar o recadastramento em tempo, entretanto o prazo foi determinado pelo órgão para o cadastro foi de 05 a 20 de janeiro.

Os alunos prejudicados ensaiam uma ação contra a Prefeitura no Ministério Público.

Confira a nota da estudante Ivana Rinelly.
Senhor prefeito Zenóbio,

Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que me identifico com sua gestão. No entanto, como estudante, fiquei preocupada com a notícia de q a licitação para os transportes universitários poderia ser realizada após o carnaval, apenas.

Procede esta informação?

Pois nos foi assegurado, a contra gosto nosso e geral dos estudantes da UFPB (cujas aulas iniciaram no dia 17 do mês passado) e universidades públicas de CG (cujas aulas iniciaram no dia 30 do mesmo passado também), na reunião que tivemos no dia 25 de janeiro na secretaria de educação, pela manhã, que a licitação ocorreria no dia 09 de fevereiro, e que os transportes voltariam a trafegar, no máximo, até o dia 15 do mesmo mês, quando já teríamos um mês de faltas para a UFPB e duas semanas, no mínimo, para as universidades de CG.

No entanto, hj recebemos a notícia (ou boato?), via um dos blogs comprometidos com a verdade das notícias da cidade, de que a licitação apenas ocorreria após o carnaval.

Como represento, ainda que extraoficialmente, alguns dos estudantes, os supracitados (e os mais prejudicados em toda essa história), gostaríamos de um esclarecimento.

Senhor prefeito, se há um prazo a ser cumprido, este não pode ser desrespeitado. Imagino que, na verdade, os estudantes que realmente precisam usar o transporte é que estão sendo lesados nesta situação. Boa parte dos estudantes que fazem cadastro permanecem em João Pessoa durante a semana e provavelmente esta é a razão pela qual não comparecem à secretaria para efetuar a inscrição, enquanto aqueles que precisam viajar estão perdendo aulas, sendo prejudicados.

Umas dicas ao senhor e sua equipe:

1. Para os próximos CADASTRAMENTOS E RECADASTRAMENTOS, seria excelente que houvesse um FORMULÁRIO ONLINE, com datas predeterminados e PRAZOS IMPRORROGÁVEIS, nos quais se pudessem enviar os documentos necessários escaneados.

2. Outra dica, que esse formulário fosse preenchido e enviado ANTES DAS AULAS DE TODAS AS INSTITUIÇÕES INICIAREM.
3. Claro, que se houvesse AMPLA DIVULGAÇÃO e dias de antecedência para o cadastramento.

Pode-se considerar como exemplo os sistemas de cadastramento utilizados amplamente, como o Sisu.

As instituições não divulgam seus calendários em cima da hora. Já no final de outubro é possível saber os calendários do ano seguinte.
Quanto aos estudantes que entram após esse tempo de cadastramento, pelo ProUni e FIES, por exemplo, não ultrapassam, em sua imensa maioria, as vagas remanescentes nos transportes, sendo levados em consideração na contagem para o transporte apenas no semestre subsequente à sua entrada na instituição de ensino superior.

Outra realidade é a falta de cobrança em alguns dos transportes das carteirinhas, o que faz com que muitos estudantes não se incomodem em ir busca-las e permitindo muitas caronas, inclusive de funcionários da prefeitura, às cidades vizinhas que estão na rota dos ônibus. Isso é comum e já presenciei estudantes viajando em pé por conta de uma ou duas caronas.

4. Dessa forma, após o período de inscrição e consolidação das inscrições, marcando-se o dia inicial de viagem, a carteirinha poderia ser impressa diretamente do site onde foi realizado o formulário, com a foto e código de verificação online, sendo apresentada juntamente com o horário ou declaração de vínculo, ou número de identificação do ônibus.

Enfim, são algumas dicas para que finalmente esse transporte dê certo.

São simples e que podem fazer com que se realize tanto para a prefeitura, quanto para os estudantes, diminuindo consideravelmente esses transtornos.

Os estudantes que se cadastraram não podem mais ficar a mercê dos irresponsáveis q não tiveram o mesmo compromisso pq apenas usam o transporte para ir na segunda e voltar na sexta.

Grata pela atenção.

COMENTE ESTA MATÉRIA

 
Nome

8ª edição Alexandre Henriques Brasil Cidades Ciência e Saúde Concursos Cotidiano Cultura Đestaque Economia Educação Empregos Entretenimento Eraldo Luis Especial Esporte Foto do Internauta Fotos Guarabira Internacional Ivana Rinelly João Pessoa Klebson de Oliveira Leonardo Boff Levy Galdino Luiz Tananduba Martinho Alves Mensagens Natalinas Mensagens Natalinas (C) Mundo Paraíba Policial Política Pr. Antônio Júnior Principal Ramalho Leite Receita do dia Tecnologia Νotícias Οpinião Ρrincipal τop
false
ltr
item
CartaPB - Informação Indispensável: Sem ônibus e com atividades há duas semanas, universitários guarabirenses correm o risco de perder semestre
Sem ônibus e com atividades há duas semanas, universitários guarabirenses correm o risco de perder semestre
Uma estudante usou as redes sociais para cobrar esclarecimentos do Prefeito
https://1.bp.blogspot.com/-MJScQYFixl0/WJVP9EYbgFI/AAAAAAAAFQk/fER2XZN2TEkCy4lW4dFeUbgKrP4qPoS2gCLcB/s320/WhatsApp%2BImage%2B2017-02-02%2Bat%2B15.33.45.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-MJScQYFixl0/WJVP9EYbgFI/AAAAAAAAFQk/fER2XZN2TEkCy4lW4dFeUbgKrP4qPoS2gCLcB/s72-c/WhatsApp%2BImage%2B2017-02-02%2Bat%2B15.33.45.jpeg
CartaPB - Informação Indispensável
http://www.cartapb.com/2017/02/sem-onibus-e-com-atividades-ha-duas.html
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/
http://www.cartapb.com/2017/02/sem-onibus-e-com-atividades-ha-duas.html
true
7985130296924381775
UTF-8
VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Home CONTINUE LENDO POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIAS ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS POSTAGENS Sua busca nãoo encontrou resultados Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO BLOQUEADO Por favor compartilhe para desbloquear Copiar todo código Selecionar todo código Todos conteúdo foi copiado para sua Área de transferência Você não pode copiar o código / texto, por favor pressione [CRTL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar