Dom Manoel Delson é anunciado pelo Vaticano como novo arcebispo da PB

0
Dom Manoel Delson foi anunciado nesta quarta-feira (8) como novo arcebispo da Paraíba (Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)
Foi anunciado pelo Vaticano nesta quarta-feira (8) o novo arcebispo da Paraíba. O nome é de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, de Campina Grande. Desde a renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto, após carta em julho de 2016, a Arquidiocese da Paraíba seguia sob o comando de Dom Genival Saraiva de França.

Em carta, Dom Manoel Delson fala sobre a nomeação como Arcebispo da Paraíba. “O Papa Francisco me confiou a responsabilidade de cuidar desta porção do Povo de Deus e eu aceitei. Sei que o novo é sempre surpreendente! Os desafios que enfrentarei são grandes. Eles serão caminhos de crescimento pessoal e oportunidade de servir à Igreja, na tríplice dimensão de ensinar, santificar e apascentar os que estarão sob os meus cuidados”

Dom Delson, que assumiu o bispado de Campina Grande em 2012, ficará como administrador diocesano de Campina Grande até tomar posse como arcebispo no dia 20 de maio desde ano. No mesmo dia, o colégio de consultores, formado pelo clero da cidade, vai decidir o nome do administrador que vai comandar a diocese até que o Papa Francisco nomeie um novo bispo.

O Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival, recebeu do Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello a notícia da nomeção do novo arcebispo, ainda no dia 20 de fevereiro. “Tenho a satisfação de comunicar oficialmente que o Santo Padre Francisco nomeou Arcebispo dessa vacante Arquidiocese da Paraíba o Excelentíssimo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, transferindo-o da sede episcopal de Campina Grande”, explicou.

Dom Delson é natural da cidade de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até agosto de 2012, quando foi nomeado bispo de Campina Grande.


G1

Arquidiocese da Paraíba estava sem arcebispo desde julho de 2016.

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...