Catedral Nossa Senhora Da Luz comemora 180 anos de criação, em Guarabira

Para marcar a data, uma missa em ação de graças vai ser realizada no próximo domingo (07).

0

A Paróquia de Nossa Senhora da Luz da cidade de Guarabira, rainha do Brejo paraibano, comemora em 2017, 180 anos de criação. Para marcar a data, uma missa em ação de graças vai ser realizada no próximo domingo (07), na Catedral, celebrada pelo administrador da Diocese de Guarabira, Monsenhor José Nicodemos, concelebrada pelos padres da paróquia e conta com a participação dos grupos, movimentos e pastorais da paróquia.

Localizada no centro da cidade, o interior da igreja abriga uma imagem de Cristo morto e da santa padroeira Nossa Senhora da Luz datada de 1884, além de uma Via-Sacra e um sacrário todos esculpidos em madeira.

Em 1760, chegava a Guarabira, José Rodrigues Gonçalves da Costa com sua família, construindo uma capela e colocando a imagem de Nossa Senhora da Luz que trouxera de Portugal, sua terra que havia saído em virtude de um grande terremoto no ano de 1755 que destruíra boa parte de sua cidade. Esta tornou-se a padroeira da cidade, embora o padre João Milanês já tivera construído a primeira capela intitulada de “Nossa Senhora da Conceição”, em 1730.

A Catedral Nossa Senhora da Luz está situada no município de Guarabira, na Paraíba. É o principal templo da Diocese de Guarabira. O início de suas obras data de 1857 numa arquitetura renascentista, mais que em 1981 passou por uma reforma que a deixou mais numa arquitetura clássica e moderna. Está localizada no centro da cidade de Guarabira. No seu interior, abriga uma imagem de Cristo morto e da santa padroeira Nossa Senhora da Luz datada de 1884, além de uma Via-Sacra e um sacrário todos esculpidos em madeira.

Por decreto provincial, em 27 de abril de 1837 foi edificada a Paróquia Nossa Senhora da Luz, pertencente a Arquidiocese da Parahyba do Norte. Aos 10 de Outubro de 1980, com a criação da bula “Cum Exoparet” e ereção canônica da Diocese de Guarabira a Paróquia de Nossa Senhora da Luz foi elevada com dignidade de Catedral da diocese.

Você também pode gostar

Comentários

Carregando...