Foto:: O Concierge

Fórum de Turismo do Brejo anuncia nova Rota Cultural

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), numa entrevista coletiva à imprensa realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande (PB)

Raízes do Brejo é o nome do novo roteiro cultural formatado pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), numa entrevista coletiva à imprensa realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande (PB), onde estiveram presentes os prefeitos dos municípios participantes, autoridades estaduais e locais, empreendedores e sociedade civil. A nova Rota tem o objetivo de resgatar e consolidar a identidade cultural das cidades, fomentando o turismo, a cultura, a gastronomia, a arquitetura e a história da região

Para o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Lindolfo Pires, o novo roteiro já nasce com expectativa de vitória. “O que estamos vivendo no Brejo é o que efervesce a Paraíba, o lema que a PBTur adota é “Paraíba, muito mais que sol e mar ”. É isto que esta acontecendo aqui, o turismo ganhou uma nova dimensão, e a prova maior é essa formatação de novos roteiros turísticos. O “case” de sucesso do Turismo paraibano que é o Fórum, já dá seus frutos. Graças a Deus, que os prefeitos da Paraíba despertaram e entenderam que o turismo gera dividendos. Quem ganha com isso? todos nós ganhamos, concluiu Lindolfo Pires.

De acordo com o presidente do Fórum de Turismo, Sergeson Silvestre, o Brejo é uma das maiores região turísticas formalizadas do estado, com 20 municípios inseridos no Fórum, por meio do programa de regionalização do Turismo do MTur. ”Participam da Rota Raízes do Brejo os municípios que ainda não estavam envolvidos efetivamente nas ações realizadas pelo Fórum. Hoje temos praticamente todos os municípios atuando nos nossos roteiros, nove participam dos Caminhos do Frio e oito do Raízes do Brejo”, explicou Silvestre. “O turismo tem um dinamismo muito grande, ele traz recursos e valoriza a cultura local, gera emprego, renda e desenvolvimento para a região”, disse.

A palavra que define o novo roteiro é pertencimento. Com este conceito, a nova Rota pretende provocar o cidadão do Brejo e posteriormente encantar o visitante.
Um dos diferenciais operacionais do Raízes do Brejo é a qualificação para os profissionais da cadeia produtiva do turismo, bem como a revitalização dos pontos turísticos e dos acessos, antes que o roteiro se inicie. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou que a promoção do Rota deve acontecer nos mesmos moldes dos Caminhos do Frio. “Trouxemos os jornalistas especializados em turismo, os de televisão, os de rádio, os de jornal e os de internet, para o anúncio desse produto. No dia (21) de setembro será lançado oficialmente no auditório da PBTur em João Pessoa”, revelou.

Os gestores de turismo do estado e as autarquias envolvidas na formatação do roteiro esperam que os empresários locais e de outros lugares apostem no novo circuito e invistam na economia local. Conforme a gestora de Turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae PB), Regina Amorim, o que diferencia este projeto dos demais é o pertencimento. “A Rota nasceu como uma seta crescente e vertical, com foco no desenvolvimento por meio do comprometimento. “Sabemos que existe uma dificuldade do turista chegar ao interior do estado, mas quando se valoriza a cultura local, se incentiva a permanência no roteiro”, declarou.

Ainda segundo Regina, o Sebrae está trabalhando  para que a comunidade e as parcerias público privadas se apropriem do roteiro. “Não é possível trabalhar com turismo esperando pelo poder público, o empreendedorismo pertinente a cadeia produtiva do turismo deve ser incentivado, esse é o nosso trabalho”.

Diferente da Rota Cultural Caminhos do Frio, que acontece nos meses de julho, agosto e setembro, o Raízes do Brejo acontecerá na primavera, a partir do mês de outubro deste ano. Em Belém, o evento acontece de (06) a (08) de outubro, em Alagoinha de (13) a (15) de outubro, em Duas Estradas de (20) a (22) de outubro, em Lagoa de Dentro de (27) a (29) de outubro, em Serra da Raiz de (03) a (05) de novembro, em Borborema de (10) a (12) de novembro, em Dona Inês de (17) a (19) de novembro e em Pilõezinhos de (24) a (26) de novembro. A programação já esta definida, mas só será divulgada no lançamento oficial.

A Rota Cultural Raízes do Brejo conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), da PBTur, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), do Sebrae, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O Concierge

Você também pode gostar
Comentários
Carregando...